quinta-feira, maio 21, 2009

EXPOSIÇÃO DO ATELIER MIKE GOES WEST



A CHILI têm o orgulho de receber na sua sala de exposições uma mostra de trabalhos recentes do Atelier Mike Goes West a inaugurar dia 23 de Maio, às 17h.
Poderão encontrar trabalhos impressos em serigrafia de Jucifer, José Feitor, Miguel Carneiro, Marco Mendes, Projecto Oporto-Oporto, André Lemos (cartazes para os norte-americanos Earth e os noise-rockers Lobster), Mike Diana (dos EUA) e Alberto Corradi (Itália).
A exposição estará patente até 6 de Junho.
----
Éramos uma dúzia deles. Apareceu um serígrafo e cercou-nos.
A aparição do atelier Mike Goes West constitui o início de uma experiência no campo da arte gráfica em Portugal cujo alcance só poderá ser devidamente avaliado daqui a muitos anos. Para além de saber resgatar a serigrafia ao marasmo em que havia caído, o seu mentorAntónio Miguel Coelho soube apontar com pontaria e dirigir-se àqueles que estavam disponíveis para pensar a serigrafia como muito mais do que uma simples técnica de impressão. Para muitos dos artistas gráficos (ilustradores, desenhadores, autores de BD) que passaram pelos famosos open days do atelier, a serigrafia surgiu como um admirável meio novo para se expressarem. A experiência, disponibilidade e recursos técnicos do Miguel assim o permitiam, e os resultados não se fizeram esperar. As séries Comércio Tradicional eCheck Point foram o início de uma vaga de trabalhos em que a serigrafia fazia surgir novas imagens, inteiramente concebidas com a serigrafia no pensamento. Não se trata apenas de reproduzir trabalho, antes criá-lo a pensar na sua reprodução serigráfica. A experiência de trabalhar no atelier Mike Goes West é gratificante e enriquecedora. Ao artista é dada a possibilidade de experimentar, de repensar a técnica, de explorar soluções inteiramente novas. E a serigrafia é devolvida à sua verdadeira vocação: a expressão gráfica. Um exemplo disso é o Método Directo, que o Miguel resgatou à pré-história da serigrafia e que permite que a técnica se transmute em verdadeiro meio criativo, sempre que o artista intervém directamente na rede.
Pelo atelier têm passado uma mão cheia de artistas que não ficaram indiferentes a esta nova abordagem e uma série de relações e cumplicidades se têm estabelecido a partir desta ideia fundadora de fazer a serigrafia extravasar as paredes do atelier e as tradicionais limitações da técnica. A Feira Laica serviu no início como o olho do furacão, que permitia encontrar e testar o público para esta nova proposta. O sucesso retumbante desse primeiro confronto permitiu agigantar a vontade, que se materializa agora na organização de múltiplos workshops, em projectos comuns com editoras independentes (Imprensa Canalha, Opuntia Books), na criação de uma loja online para as edições próprias do atelier e na vontade de alargar as capacidades do atelier com recurso à gravura e à litografia. Não obstante, a lógica do trabalho junto dos artistas permanece a mesma: a criação do veículo ideal para a materialização em material impresso do universo de cada um.
Apesar do cerco ir longo, ninguém parece querer ceder à falta de víveres. Paradoxalmente, aqui não se sente sede ou fome.

José Feitor
Artista gráfico e editor da Imprensa Canalha

terça-feira, maio 19, 2009

FEIRA LAICA NA CALHA


(desenho do cartaz de Tommi Musturi)

domingo, maio 10, 2009

O HOMEM DO AVESSO


A trabalhar afincadamente no fanzine gráfico As Raças Humanas, para a Imprensa Canalha. Trata-se da última parte de uma trilogia que gira à volta da natureza humana, na sua interacção com os outros animais e consigo própria. Após O Mundo dos Insectos e Animais!, este é o último tomo. A publicação está prevista para Junho.

quinta-feira, maio 07, 2009

NOIVADO


segunda-feira, maio 04, 2009

TAPA-BURACOS





Enquanto não aparece mais nada, rabiscos avulsos.